O Grupo Oziel Mustafa mantém sempre o foco de suas ações na segurança dos seus colaboradores, fornecedores, clientes e visitantes. Conheça aqui as políticas e condutas de segurança para todo o grupo.
Conheça aqui as políticas do Grupo Oziel Mustafa
Assegurar a minimização dos impactos ambientais gerados de sua atividade;
Prevenir a poluição quanto aos resíduos sólidos em geral;
Atender aos requisitos da ABNT NBR ISO 9001, ABNT NBR ISO 14001 e legislações aplicáveis;
Promover a melhoria contínua do seu processo produtivo e ambiental, adotando boas práticas de preservação do meio ambiente, através de novas tecnologias e investimentos em seus colaboradores e equipamentos, com ética e rentabilidade;
Realizar revisões periódicas dos Objetivos do Sistema de Gestão da OMS;
Estimular e conscientizar seus colaboradores e provedores externos quanto à prática da coleta seletiva;
Orientar seus provedores externos e demais partes interessadas, a desenvolverem suas atividades com qualidade e respeito ao meio ambiente;
Comunicar e disponibilizar a Política ao público em geral;
Todos os colaboradores são responsáveis em desenvolver suas atividades com qualidade e respeito ao meio ambiente.
A Política de SGI da Oziel está documentada, implementada, mantida e disseminada aos seus colaboradores, parceiros e demais partes interessadas.
Pela característica da atividade do Grupo Oziel e segurança de seus colaboradores, clientes e outros envolvidos nas suas operações, fica expressamente PROIBIDO O FUMO A BORDO, a posse, o uso, a distribuição e/ou comercialização de cigarros nas dependências das embarcações são PROIBIDOS, constituindo motivo suficiente para DEMISSÃO do colaborador.
A posse, o uso ou a distribuição de bebidas alcoólicas e drogas nas dependências da empresa, são expressamente PROIBIDAS;
Em qualquer momento do horário de trabalho do colaborador e/ou do prestador de serviços, pode ser solicitada a participação na verificação do consumo de substâncias de álcool, através de aferição por bafômetro, que é realizado pela área SESMT.
A critério da OMS deve ser realizado o teste aleatório de uso de álcool com os colaboradores e prestadores de serviços que estiverem nas dependências ou à serviço da OMS, mediante a ciência dos mesmos no Registro do Teste do Bafômetro.
Durante o processo de realização dos exames admissionais todos os colaboradores são submetidos ao teste para detectar a presença de drogas no organismo, mediante ciência dos mesmos.
A Oziel Mustafa dos Santos & Cia Ltda, realizará a cada 24 meses testes de álcool e drogas em 100% do seu efetivo.
No momento da coleta da amostra para a análise do uso de drogas, o colaborador deverá informar o uso de medicamentos sob prescrição médica, bem como deverá avisar ao seu superior imediato quando estiver sob tratamento medicamentoso;
Caso seja detectado no ato do registro do bafômetro alteração de álcool, o colaborador e/ou prestador de serviço não poderá trabalhar e serão avaliadas pelo setor de RH as medidas preventivas para controle da situação;
A Oziel Mustafa dos Santos & Cia Ltda desaconselha o uso abusivo de álcool e drogas, assim como a auto medicação mesmo em eventos ou situações fora das dependências da empresa;
A recusa em realizar os testes de álcool e drogas é caracterizada como descumprimento aos procedimentos internos da Oziel Mustafa dos Santos & Cia Ltda, passíveis de ações cabíveis.
Esta Política deve ser cumprida por todos os colaboradores, não devendo resultar em qualquer privilégio ou isenções devido a conflitos de interesses.
Atuar efetivamente na prevenção para evitar todo tipo de acidente, danos ou doenças ocupacionais, através da participação de cada colaborador;
ldentificar, avaliar e controlar riscos à saúde e segurança reativos à sua atividade e produtos;
ldentificar e cumprir todas as legislações de Saúde e Segurança aplicáveis a sua atividade, com o intuito de dotar suas instalações com dispositivos e equipamentos adequados conforme normas e regulamentos de segurança, bem como regulamentos estatutários e requisitos dos clientes;
Capacitar todos os seus colaboradores para desenvolverem suas atividades com segurança;
Estimular a melhoria de atitudes, boas práticas e comportamentos em seu ambiente de trabalho;
Orientar os provedores externos que durante a realização de suas atividades pratiquem saúde e segurança ocupacional;
Estabelecer parcerias com clientes e órgãos oficiais para atuação em situação de emergências (derrame de derivados de petróleo, abalroamento, e etc.);
Prover quando necessário serviços médicos para tratamentos de doenças ou ferimentos ocupacionais e atendimento dos casos de emergências médicas.
Todos os colaboradores são responsáveis em adotar as boas práticas de saúde e segurança ocupacionais.
Todos os colaboradores devem realizar exames admissionais e periódicos para o acompanhamento da saúde e atendimento aos requisitos legais vigentes.
Conheça aqui as Políticas de Sistema de Gestão Integrada do Grupo Oziel
A Oziel Mustafa dos Santos & Cia Ltda., localizada em Manaus/AM, atuando no segmento de Transporte Fluvial de Derivados de Petróleo e Álcool, tem como objetivo através de sua Política do Sistema de Gestão Integrado e do comprometimento de seus colaboradores e provedores externos:
Todos os colaboradores são responsáveis em desenvolver suas atividades com qualidade e respeito ao meio ambiente.
A Política de SGI da Oziel está documentada, implementada, mantida e disseminada aos seus colaboradores, parceiros e demais partes interessadas.
A nossa cultura de segurança nos ajuda a estender as boas práticas, comportamentos seguros e altos padrões de segurança para todos do Grupo Oziel, melhorando assim nossos desempenhos. O compromisso com a segurança deve vir de todos os colaboradores onde se traduz no Objetivo Zero Acidentes. Para alcançá-lo, apostamos no comprometimento de cada um que participa de nossas atividades. Acreditamos em 10 condutas de segurança que podemos aplicar no nosso dia a dia para sermos mais seguros. Essas diretrizes são fundamentais para alcançarmos o nosso desafio de zero acidentes.
Essas são nossas 10 Condutas de Segurança. Esperamos que elas ajudem a reforçar
sua memória das regras mais básicas de segurança para tornar seu trabalho mais seguro.
O primeiro ponto mais importante a ser lembrado é que a segurança deve ser uma responsabilidade coletiva. Você deve estar preparado e evitar riscos desnecessários para proteger não só a sua vida, como a do restante da equipe exposta – essas vidas também estão em suas mãos
É normal surgirem dúvidas no meio do processo, afinal mesmo tendo se preparado e estudado, ninguém é capaz de decorar todas as normas e procedimentos de segurança. No entanto, caso se depare com uma situação dessas – em que deu um branco ou encontrou algo que não sabe como lidar – não improvise. Cheque se está tudo seguro e, se possível, pergunte a alguém ou tente sair do local, consultar algum guia (pelo próprio celular) e depois volte preparado.
Antes de começar qualquer atividade ou entrar em um local de risco (como espaços confinados ou locais altos), certifique-se que está com todos os EPIs necessários. Caso não, não dê sequência ao processo. Os equipamentos, por menores que sejam, são fundamentais para garantir sua segurança e podem evitar acidentes que seriam “bobos”, mas fatais.
Só entre nesse tipo de local caso você seja certificado para isso. O trabalho em altura/espaços confinados é muito mais perigoso do que parece a um olhar leigo, e necessita de atenção a muitos detalhes para garantir a segurança de todos. Evite se expor a riscos desnecessários caso não seja sua especialidade.
Como dito antes, é normal ter dúvidas durante o trabalho. No
entanto, especialmente nas atividades da indústria, onde qualquer
erro pode ser fatal, o improviso deve ser evitado a todo custo.
É difícil pois é nosso instinto, para resolver logo o problema, mas
você pode e deve ir contra esse impulso; dar dois passos para trás
e verificar qual a medida adequada a ser tomada.
Um dos maiores perigos para a segurança do trabalho é a eletricidade.
Assim como nos trabalhos em altura e espaços confinados, se você não
foi treinado para lidar com eletricidade, não tente.
Esse é o tipo de atividade em que um leve descuido ou falta de
informação pode custar caro, portanto não arrisque.
Esse é outro caso parecido com as condutas 2 e 5. Se você se deparar
com algum objeto desconhecido, não mexa ali. Mesmo estando de
luvas, ainda é um risco desnecessário para sua segurança.
Tente observar bem de todos os ângulos possíveis para tentar
identificá-lo e, caso não consiga, tire uma foto (se estiver em um local
em que o celular é permitido) ou descreva o objeto para alguém que
possa conhecê-lo.
Isso vale para todas as condutas da lista e para as normas de segurança do seu setor. Se existe uma norma é porque existe risco, não pense que se você não a seguir “só uma vez” a sorte vai estar do seu lado. Nenhum risco vale sua segurança ou sua vida.
Aqui a regra é parecida com o mandamento anterior: se existe isolamento é porque existe risco. Não conte com a sorte e não entre em locais em que você não foi treinado para entrar.
Por fim, não tenha medo de perguntar. Todas essas condutas e todas as normas de segurança devem estar bem claros para você, pois as dúvidas, como vimos, tendem a levar ao improviso, que por sua vez leva a acidentes. Por isso, pergunte aos colegas, superiores, consulte guias em livros ou mesmo na Internet (em fontes confiáveis, claro) e esteja com todas as regras frescas na memória. Assim você garante seu preparo e pode trabalhar seguro e sem medo.